Evento em Recife discutirá experiências no combate ao vírus zika

Escrito por: unfpa postado em: 03/02/2017

A Procuradoria Geral dos Direitos do Cidadão em Pernambuco realizará a audiência pública “Políticas Públicas e Epidemia do Vírus Zika: Informação, Controle e Assistência aos Cidadãos”. O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é um dos parceiros do evento, marcado para o dia 10 de fevereiro em Recife.

A atividade visa fomentar o debate acerca de direitos reprodutivos, direito à informação, controle vetorial e assistência às pessoas afetadas pelo vírus zika. Participarão das discussões especialistas no tema, organizações da sociedade civil e mulheres que já foram contaminadas.

Quem conduzirá o diálogo será o procurador regional dos Direitos do Cidadão em Pernambuco Alfredo Carlos Júnior. A procuradora da República Natália Lourenço, o procurador regional da República Marcos Silva e a procuradora federal dos Direitos do Cidadão Deborah Duprat também integrarão o debate.

Membros do Ministério Público Federal, do Ministério Público de Pernambuco, do Ministério da Saúde, da Fiocruz, da Ordem dos Advogados do Brasil, das secretarias estadual e municipal de Saúde, da organização não-governamental Uiala Mukaji e outros parlamentares estarão presentes.

Espera-se que sejam coletadas informações sobre as experiências do Estado de Pernambuco na implementação de políticas públicas que assistam a população atingida pela epidemia. Além do UNFPA, a atividade conta com o apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), da ONU Mulheres, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Plataforma Dhesca Brasil.

O evento tem início às 13h do dia 10 de fevereiro, no auditório da Procuradoria da República em Pernambuco, localizado na Avenida Agamenon Magalhães, 1800, em Recife.