Saiba que medidas tomar caso não deseje ter filhos

Planejar se vai ou não ter filhos, quando e quantos é um direito seu. Para isso, é preciso tomar medidas a fim de evitar uma gravidez indesejada. Conheça os métodos contraceptivos listados abaixo:

CAMISINHA
A camisinha é um método feito de borracha que, antes da relação sexual, pode ser colocado no pênis ereto (camisinha masculina) ou dentro da vagina (camisinha feminina). A camisinha atua como uma barreira, impedindo a passagem dos espermatozóides e pode ser usada por homens e mulheres para evitarem a gravidez. A camisinha é o único método contraceptivo que também evita as infecções de transmissão sexual, do HIV, hepatites virais, sífilis, zika e outros.

DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU)
O DIU é um pequeno objeto de plástico em forma de T, que pode ser revestido de cobre ou conter hormônio que, ao ser colocado no útero da mulher impede a gravidez. Pode ser usado por um período de 5 a 10 anos.

DIAFRAGMA
O diafragma funciona como uma barreira que impede o espermatozóide de alcançar o útero. É uma capa flexível de borracha ou silicone, com borda em forma de anel, colocada na vagina para cobrir o colo do útero antes da relação sexual. O diafragma só deve ser retirado de seis a oito horas após a última relação sexual, tempo suficiente para que os espermatozóides que ficaram na vagina morram.

PÍLULA ANTICONCEPCIONAL DE EMERGÊNCIA OU PÍLULA DO DIA SEGUINTE
A pílula deve ser usada quando o método contraceptivo falhar, quando a mulher não estiver utilizando nenhum outro método e em caso de estupro ou violência sexual. Recomenda-se o seu uso em até 5 (cinco) dias após uma relação sexual desprotegida ou uma situação de violência sexual – quanto mais rápido, maior a sua eficácia.

INJEÇÕES ANTICONCEPCIONAIS
Agem impedindo a ovulação e dificultando a passagem dos espermatozóides para o interior do útero. Existem dois tipos de injeção anticoncepcional: uma que pode ser aplicada uma vez por mês, e outra a cada três meses. Pode ser utilizada como método de longa duração.

PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS
Pílulas com baixas doses dos hormônios estrogênio e progesterona que podem ser usadas por quase todas as mulheres em idade reprodutiva. A pílula deve ser tomada, sem interrupções, durante 21 ou 28 dias, dependendo da formulação, da dose dos hormônios. De preferência deve ser tomada no mesmo horário, todos os dias.

VASECTOMIA
A vasectomia é um procedimento cirúrgico, destinado aos homens, que consiste em bloquear os canais deferentes, interrompendo a presença de espermatozóides no sêmen. Depois de feita a cirurgia, é muito difícil reverter o resultado e a possibilidade de não ter filhos. NÃO afeta o desempenho e o prazer sexual.

LAQUEADURA
Consiste em bloquear, por meio de uma cirurgia, as trompas uterinas para evitar que os espermatozóides cheguem ao óvulo e o fertilize. Depois de feita a cirurgia, é muito difícil reverter o resultado e a possibilidade de não ter filhos. NÃO afeta o desempenho e o prazer sexual.